Edi Wilson José dos Santos, mais conhecido como Dinho, nasceu em Neópolis em 15 de outubro de 1966. Foi treinador e é ex-futibolista.
Como jogador
Iniciou sua carreira de atleta em 1985, no Confiança, clube da cidade de Aracaju.. Em 1986, foi campeão sergipano e depois se transferiu para o Sport, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1987 e campeão pernambucano em 1988 e 1990.
Em 1992, chegou ao São Paulo FC, clube em que conquistou dois títulos da Copa Libertadores da América e dois Mundial Interclubes, em 1992 e 1993.
Foi negociado com o Santos FC em 1994, mas não conseguiu adaptar-se ao clube praiano.
Então, no mesmo ano, o Grêmio contratou Dinho. O jogador, se adaptou rapidamente ao clube gaúcho. No Tricolor, venceu duas Copa do Brasil, uma Libertadores da América, a Recopa sul-americana de 1996, além do Campeonato Brasileiro deste mesmo ano. No âmbito regional, venceu o Campreonato Gaúcho de 1995 e 96.
Dinho também era conhecido como "O Cangaceiro dos Pampas", por causa de suas chegadas duras. É considerado pela maioria dos gremistas como um dos melhores jogadores que já passaram pelo Gremio, sendo fundamental na conquista da Libertadores da América.
Na temporada 1998, Dinho seria um dos líderes do elenco, que comandaria o jovem time do Grêmio, naCopa Libertadores da América do ano. Porém passou por um fato inusitado: Antes do ínicio da competição, o volante e ídolo da torcida, foi dispensado pela direção.
Em 1998, foi para o América-MG. Encerrou sua trajetória como jogador profissional no Novo Hamburgo, em 2002.
Como treinador
Recentemente, Dinho foi o treinador do Luverdense, equipe do Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário